Bento Gonçalves e arredores (RS) I – Vinícolas

P1120018Vamos ao que interessa, certo? Afinal foi por conta dos vinhos que acabamos alugando uma Dobló (diária de R$ 158 na Carrerra Veículos) para realizar esta viagem! E decisão acertada, pois não nos preocupamos em nenhum momento com o espaço necessários para as 12 caixas e as 3 malas que voltaram!

Para a escolha das vinícolas a visitar, procurei por ajuda de amigos, blogs, revistas, etc. São muitas as opções, pois além de Bento Gonçalves, há vinícolas em Garibaldi, Veranópolis, Pinto Bandeira, etc, etc. E tínhamos apenas 2 1/2 dias pra este desafio. Com uma super ajuda externa, montamos o roteiro divulgado no post A caminho dos vinhedos do RS. Com as vinícolas escolhidas, e como já havia aprendido em Mendoza, corri para fazer os agendamentos, temendo principalmente o movimento dos turistas que a Serra Gaúcha receberia em função de um feriado prolongado de 4 dias. Mas pra minha surpresa NÃO ERA NECESSÁRIO AGENDAR AS VISITAS, com exceção da vinícola Lídio Carraro, que fez questão de agendar um atendimento pro nosso pequeno grupo. Em todos os emails trocados com cada uma das vinícolas, apenas fui informada do horário de atendimento.

Concentramos nossas visitas no Vale dos Vinhedos, uma região bem próxima ao centro de Bento Gonçalves, cortada pela Via Trento (Linha Leopoldina) e a RS 444 (Estrada do Vinho). A melhor opção é descer até a entrada da RS 444, onde há uma grande placa do Vale dos Vinhedos. Alguns metros a frente há um posto de combustível, e uma central de atendimento ao visitante com a distribuição de muito material interessante, principalmente o mapa com todas as vinícolas, restaurantes e hospedagens. Uma parte deste mapa está representada abaixo, e se deseja vê-lo completo, acesse aqui:

image

1) Vinícola Cordelier

P1120013

Na entrada da RS 444, a Vinícola Cordelier tem uma estrutura lindíssima, com prédios e jardins muito bem cuidados. Porém DECEPÇÃO! Apesar de ter trocados diversos emails com eles para agendar a visita, quando chegamos ao local, fomos avisados de que a vinícola havia encerrado as suas atividades no ano passado! E a visita que poderia ser oferecida é da loja da empresa, que revende produtos de diferentes regiões do RS, principalmente das vinícolas da Serra Gaúcha. Além da loja, a Vinícola Cordelier possui o Ristorante Don Ziero. Com muita delicadeza, abandonamos a loja, e seguimos a estrada para “tentar novamente” a nossa primeira visita a uma vinícola! (Tentei acessar o site da vinícola e do restaurante, e ambos estão fora do ar! talvez nem estejam mais atendendo!). 

2) Vinícola Vallontano Vinhos Nobres

P1120020

Apesar de estar fora do nosso roteiro, a Vallontano Vinhos Nobres é uma vinícola bem artesanal, de produção bem restrita, que fica logo após o início da Estrada do Vinho, e conta com um pequeno café, o Vallontano Café, na entrada da propriedade, onde é possível degustar seus vinhos e espumantes, além de algumas comidinhas. Paramos aqui porque eu havia lido um post bem interessante sobre o vinho Vallontano Reserva Merlot 2005 que foi publicada nos Destemperados. Apesar de possuir apenas mais umas 100 garrafas deste vinho tão especial – R$ 100,00 a garrafa (premiado entre os melhores merlot do mundo em matéria), resolvemos adquirir uma, afinal de contas sempre há um momento especial para comemorar! A Vallontano foi uma BOA SURPRESA no roteiro!

VALLONTANO VINHOS NOBRES LTDA
Rod. RS444 Km 16 · Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves/RS · CEP 95700-000
Fone / Fax: (54) 3459.1006  
www.vallontano.com.br
marketing@vallontano.com.br

3) Vinícola Angheben Vinhos Finos

P1120026

Esta também foi uma vinícola fora do nosso roteiro original, e mais uma colinha dos amigos dos Destemperados. E se tornou uma das MELHORES SURPRESAS do nosso roteiro! Escondidinha ao final de uma pequena subida, e sem o glamour das vinícolas com construções mais românticas, a Angheben Vinhos Finos nos conquistou pela qualidade dos seus vinhos, mas sobretudo pelo excelente atendimento que nos foi dado diretamente pela família Angheben (Sra. Maria Cecília, do Sr. Francisco, e o filho deles, o enólogo responsável, Eduardo). O almoço não estava tão próximo, e já estávamos bem felizes com a degustação. Realizamos a degustação completa, começamos pelo branco Gewürztraminer, depois o Cabernet Sauvignon, o Pinot Noir, o Barbera e o Teroldego. Dali saímos com nossa primeira caixa completa! E para tornar nosso passeio ainda mais especial, o Eduardo Angheben fez questão de nos indicar alguns locais para provar boa gastronomia, e acertou! Sugestões que serão comentadas no próximo post!

Angheben Adega de Vinhos Finos
RS 444, Km 4, s/nº - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves - RS - Brasil
CP 2539 - CEP 95700-000
Fone: (54) 3459.1261
E-mail: adega@angheben.com.br

4) Cave de Pedra Winery

P1120040

Retomando agora o nosso roteiro, chegamos a Cave de Pedra Winery. Esta vinícola foi indicação da Lu, que recentemente havia nos servido uma espumante brut deliciosa num dos jantares do chef Fábio Grasso. Aqui tivemos o primeiro contato com diversos ônibus de turismo Smiley triste! Por este motivo a visita a vinícola foi ruim, pois eram muitas pessoas, e naquela situação não haveria forma de um atendimento decente! Percebendo que não conseguiríamos absorver muitas informações, deixamos a visitação e fomos direto para o balcão “absorver” as opções da Cave de Pedra. Vinhos degustados, passamos para a loja, logo encontramos os exemplares pretendidos, pagamos, e conseguimos sair antes dos ônibus de turismo! O local é muito legal porque somos convidados a entrar literalmente nas caves geladas por estarem no subsolo, e acredito que num outro período do ano, a experiência na Cave de Pedra poderá ser completamente diferente!

Cave de Pedra Winery
Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves – RS
CEP: 95700-000
Fone: (54) 3459.1267
cavedepedra@cavedepedra.com.br

5) Lídio Carraro – Sul Brasil

P1120104

Chegamos a Lídio Carraro por indicação da Beth e do Daniel que haviam visitado o Vale dos Vinhedos há uns dois anos. Depois da indicação, fui atrás de algumas informações, e descobri que esta é uma pequeno eno-boutique, com uma produção bastante restrita, repleta de premiações, e muito particular: os vinhos da Lídio Carraro não vão pra barrica! Isso mesmo! Pra quem não conhece o processo de produção de vinhos, depois dos processos de fermentação (em tanques de alumínio), o vinho geralmente é armazenado em barricas de carvalho francês ou americano para adquirir os aromas da madeira, assim como respirar através dos micro-poros da madeira, e assim ir formando seu corpo. Já os vinhos da Lídio Carraro, após os processos de fermentação, o vinho descansa em tanques de alumínio, capaz de realizar a troca de ar para desenvolver a bebida. O resultado disso é surpreendente: o aroma dos vinhos da Lídio Carraro são espetaculares, literalmente enchem o nariz! Isso acontece porque acabam não sofrendo a influência da madeira já tão utilização na produção, e já tão característica. Aqui tivemos um atendimento super especial, assistimos um vídeo institucional, recebemos todas as explicações sobre a produção, e por fim (nossa alegria) degustamos 7 vinhos diferentes! Resultado: + uma caixinha! Apesar de que constava em nosso roteiro inicial, a LÍDIO CARRARO FOI UMA EXCELENTE SURPRESA!

Lídio Carraro – Sul Brasil
Estrada do Vinho – RS444, km 21
Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves
Fone: (54) 2105.2555
vinhos@lidiocarraro.com

6) Vinícola Miolo

P1120109

Apesar de estar em nosso roteiro, e da minha intenção de comprar alguns vinhos lá, não conseguimos combater a quantidade de ônibus de turismo, e vans de excursão. Com um estrutura caprichada para receber o turista, a Miolo possui uma loja espaçosa (apesar de não estar dando conta no feriado), um restaurante, um belo lago, e um jardim convidativo para um passeio. Entrei rapidamente, agarrei alguns exemplares, e segui diretamente para o caixa! Assim como a Cave de Pedra, acredito que a experiência poderá ser completamente diferente se puder visitar a vinícola em outro período. Na Miolo as visitas são realizadas durante a manhã e a tarde, a cada uma hora, com intervalo para o almoço, sem necessidade de agendar previamente.

Vinícola Miolo Ltda.
RS 444 Km 21
Vale dos Vinhedos Caixa Postal 094
CEP 95700-000
Bento Gonçalves, RS

Obs.: há uma promoção de 10% de desconto para compras on-line com seu cartão Banco do Brasil.

7) Casa Valduga

P1120129

Assim como a Miolo, e como já era de se esperar, a Vinícola Casa Valduga estava congestionada! Foi difícil estacionar a Dobló, apesar dos inúmeros estacionamentos. Na Casa Valduga realizamos duas tentativas, e na primeira não tivemos coragem de ficar, tamanha era a fila de clientes aguardando atendimento. Eu imaginava quantos ônibus de turismo estavam escondidos por aqueles estacionamentos! De qualquer forma, o ambiente é muito romântico, com diversas casas construídas com pedras ou tijolos aparentes, que hoje são pousadas dentro do complexo. Conta ainda com dois restaurantes, e uma loja enorme, onde todos os seus produtos estão à disposição, inclusive para degustação. Resultado? Mais caixas! Assim como a Miolo, a Casa Valduga oferece visitas durante a manhã e tarde, com intervalo para almoço, a cada hora, não sendo necessário agendar com antecedência. Optamos por não enfrentar a multidão, mas, mais uma vez, se você puder curtir este paraíso em outro período, não perca a oportunidade de caminhar pela propriedade, que é belíssima.

Casa Valduga
Linha Leopoldina - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves/RS
Caixa Postal 579
CEP: 95.700-000
Fone/Fax: (54) 2105.3122

8) Valmarino Vinhos Finos

vinicola_3

Completamente fora do nosso roteiro, dirigimos por belas encostas, sempre subindo a região do Distrito de Pinto Bandeira, até chegar a pequena Valmarino Vinhos Finos. Descobrimos a Valmarino lá em Garibaldi, durante um jantar, quando decidimos escolher um Cabernet Franc X 2005. SURPREENDENTE! Tanto que depois do Caminhos de Pedra demais esta esticadinha para garantir algumas garrafas deste vinho que estava simplesmente delicioso! A Valmarino ainda tem uma produção bastante pequena, mas diversificada. A família que deu início a produção dos vinhos Valmarino trouxe sua experiência da Salton (familiares), e já está colhendo os primeiros frutos. Destaque para os espumantes brut e brut rosé. Nem precisa perguntar… + uma caixa! E viva a Dobló!

Vinícola Valmarino
Linha jacinto Sul S/N Distrito de Pinto Bandeira
CEP 95.717-000
Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil.
Fone Vinícola/Visitação: (54)3455-7474

*****************************************

Informações/recomendações:

- apesar de não ser necessário agendar, recomendo sempre entrar em contato para saber os horários em que estarão à disposição dos visitantes;

- o valor cobrado para degustação (geralmente R$ 10,00) é utilizado como bônus caso você adquira algum produto da vinícola;

- dependendo da quantidade de garrafas, as vinícolas oferecem um desconto, que poderá ser garantido também para compras futuras, por telefone ou on-line! Por isso, não esqueça de levar um cartão da vinícola que você gostou, depois basta encomendar;

- a maioria das vinícolas aceita cartão de crédito, porém sugiro andar com algumas folhas de cheque, pois os bancos mais próximos estão na cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário